Paraná possui mais de mil startups, que empregam 10 mil pessoas

terça-feira, 03 dezembro 2019 | 07:52 AM

Fale com a Rádio Ampére AM |

A ideia de alguns jovens, no fundo de uma garagem, trabalhando noite a fio, sem parar, ainda pode soar familiar para quem pensa em uma startup. No entanto, a realidade desse modelo de negócio já está muito mais estruturada. No Paraná, são 1.032 startups com quatro anos de existência em média, que já receberam mais de R$ 800 milhões em investimentos e empregam mais de 10 mil pessoas.

Os números são de um levantamento inédito do Sebrae/PR, apresentado durante o Conecta 2019, em Curitiba. O balanço mostra, ainda, que a maior parte das startups paranaenses é do segmento de saúde e agronegócio, com 121 e 119 empreendedores, respectivamente, mas, há setores emergentes no ecossistema, como o de tecnologia e energia verde, que já tem 51 empresas, o segmento pet, com sete, e até organização de eventos, como casamentos entre outros.,

O estudo retrata ainda que 86% das empresas estão localizadas em 10 cidades paranaenses e as demais cidades detém 14%. O modelo de negócio no Estado já responde por 8% de todas as startups do País. A região Leste, onde está Curitiba, é a que tem o maior número de empreendimentos (385), seguida pelo Norte (202) e o Sul (128).

O relatório vai ajudar a identificar a densidade de startups e os segmentos mais promissores. “Os números são apontados como importantes para potencializar ações, estabelecer políticas e fazer com que as startups cresçam dentro desta nova economia”, pondera o diretor de Operações do Sebrae-PR, Julio Agostini.

Agostini explica quando se soma as 1032 startups às pequenas empresas de alto potencial de crescimento e às pequenas empresas inovadoras, o número passa a algo em torno de 4 mil. “É algo extremamente relevante, todo ecossistema está gerando mais ocupações qualificadas e com média salarial maior”, completa Agostini.

As 10 cidades do Paraná com mais startups
Curitiba
Londrina
Maringá
Pato Branco
Cascavel
Ponta Grossa
Dois Vizinhos
Foz do Iguaçu
Campo Mourão
Fransciso Beltrão

Compartilhe
Deixe seu comentário