Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) mostram que os paranaenses devem R$ 440 milhões relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Já em Curitiba, o valor chega a R$ 111 milhões.

Quem fica com o IPVA atrasado, não pode fazer o licenciamento do veículo. O motorista que for flagrado com o licenciamento irregular, por exemplo, pode ter o carro apreendido.

 

Como consultar e pagar dívida

 

Os contribuintes que estão inadimplentes podem consultar o valor da dívida no site da Sefa. Basta clicar em "Impostos" e, depois, em IPVA.

As guias para pagamento estão disponíveis na seção "Consulta a débitos e guias para pagar o IPVA", que pode ser acessada com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

O pagamento pode ser feito nas agências dos bancos credenciados, pelo número do Renavam ou com a guia disponível no portal da Sefa.

É possível parcelar o valor em até cinco vezes, caso o contribuinte não esteja inscrito em dívida ativa; ou em até 10 vezes, no caso de inscrição.

A solicitação de parcelamento deve ser feita nas agências da Receita Estadual.