Começam na semana que vem as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) 2018. O Exame é voltado para pessoas que não conseguiram concluir seus estudos na idade correta e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

As inscrições para o exame serão feitas de 16 a 27 de abril e as provas acontecem no dia 5 de agosto.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Estado da Educação do Paraná, juntamente com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), emitem os certificados dos estudantes.

O material didático para se preparar para o exame está disponível no endereço: portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo.

“Trata-se de mais uma oportunidade para a pessoa que, por qualquer motivo, não conseguiu concluir seus estudos no tempo certo. Com os resultados do Encceja ele pode continuar seu aprendizado e também melhorar sua posição no mundo do trabalho”, afirma o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

MATRÍCULAS – As inscrições para o exame serão feitas exclusivamente pela internet. O acesso ao endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja estará disponível a partir das 10h da manhã do dia 16 de abril.

Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais. As inscrições são gratuitas. Os candidatos devem informar o número do CPF e identidade, além de fornecer um e-mail e número de celular para receber informações do Inep.

As provas serão aplicadas em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.