Hoje, 31 de outubro, se comemora o Halloween pelo mundo. Bom, nem em todo mundo (e nem todos comemoram)... Mas isso é outra conversa. Aqui no blog Brasil Mundial pegamos a data para lembrar de clubes que possuem escudos dignos do Dia das Bruxas. Segue abaixo uma lista com cinco brasões assustadores!

 

1 – BENEVENTO (Itália)

 

Mais “halloween” impossível. Fundado em 1929, o Benevento tem uma bruxa no escudo pelo fato da cidade de Benevento ser conhecida como... Adivinha? Cidade das Bruxas. Esse apelido se deve aos cultos pagãos realizados na região na Idade Média. E nessa época, culto pagão era bruxaria. Mas com ou sem feitiço, o Benevento faz uma campanha horripilante na sua primeira temporada na primeira divisão do Campeonato Italiano: lanterna com nenhum ponto somado em 11 rodadas disputadas!

 

Benevento escudo (Foto: Site oficial)

 

2 – VALENCIA (Espanha)

 

Vice-líder do Campeonato Espanhol, o Valencia tem um morcego no escudo. O motivo? O brasão da cidade de Valência possui também o feioso mamífero voador. A origem do Morcego surgiu quando o Rei da Espanha estava para entrar na cidade e um morcego pousou no topo de sua bandeira. Isso foi interpretado como um bom sinal (vai entender). E, por isso, foi adicionado a bandeira da cidade espanhola... Assim como o Valencia, o Levante, outro time da cidade, também tem um pequeno "morcego da sorte" em seu escudo.

 

Escudo Valencia (Foto: Site oficial)

 

3 – AMÉRICA DE CALI (Colômbia)

 

Tetra-vice da Libertadores, o América de Cali possui um diabão clássico no escudo. Ele, o Tinhoso, entrou no escudo em 1940, depois foi retirado por motivos de superstição, mas voltou com tudo na década de 70 e permanece até hoje.

 

Escudo América de Cali (Foto: Site oficial)

 

4 – ORLANDO PIRATES (África do Sul)

 

Time de maior torcida da África do Sul, o Orlando Pirates tem um caveirão no escudo. Aquela caveira clássica. O motivo? O time é da Cidade do Cabo, na costa sul-africana, onde no passado era recheada de... Adivinha? Piratas!

 

Escudo Orlando Pirates (Foto: Site oficial)

 

5 – WOLVERHAMPTON (Inglaterra)

 

O maior feito do Wolverhampton é ser o clube de coração de Robert Plant, vocalista do lendário Led Zeppellin (mentira, na verdade são os três títulos do Inglesão em 54,58 e 59). Mas além de ter esse torcedor ilustre, o escudo do time possui um lobo (estilizado, é verdade, e nem tão assustador, é verdade, mas ainda assim é um lobo). E o lobo (mau) anda apavorando: é o atual vice-líder da segundona inglesa, um pontinho atrás do Sheffield United.

 
 

Escudo Wolverhampton (Foto: Site oficial)