WhatsApp liberou nesta tarde a ferramenta que permite compartilhar em tempo real a própria localização com os amigos. Conforme a pessoa se movimenta, o aplicativo atualiza o local em um mapa dos contatos. O recurso estava previsto para entrar no ar na terça-feira (17) às 17h, conforme o TechTudo noticiou. No entanto, só começou a funcionar hoje, 48 horas depois do esperado.

A equipe do WhatsApp no país informou que usuários do Brasil inteiro devem perceber a novidade em funcionamento. Ela está disponível para donos de celulares com Android e proprietários de iPhone (iOS). Talvez seja necessário atualizar o aplicativo na Google Play Store ou na App Store para encontrar a funcionalidade.Para acessar o recurso é preciso tocar no ícone de anexo (um clipe de escritório) e na sequência selecionar a opção “Localização”. O passo seguinte é escolher “Compartilhar localização atual”. A nova ferramenta pode ser reconhecida pelo ícone de pino com ondas aos lados, indicando que haverá a transmissão constante da informação – conforme a ilustração acima.

 

Função de “Enviar localização” permite informar dados por até oito horas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

 

O recurso é opcional e o usuário precisa informar o tempo em que a localização ao vivo ficará disponível para os contatos. São três opções: 15 minutos, 60 minutos ou oito horas. A função deixa de funcionar após o período indicado. Caso queira, o usuário também pode interromper a função de GPS a qualquer momento ao tocar em “Encerrar”.

 

WhatsApp permite escolher tempo da localização em tempo real: até oito horas (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O comportamento da localização em tempo real é similar ao envio de uma mensagem tradicional ou uma mídia. Ao mandar num chat individual, o destinatário poderá saber onde você está. Já ao enviar num grupo, todas as pessoas que estiverem nele saberão a sua localização, captada a partir do GPS presente na maioria dos celulares e em todos os smartphones. Os dados de local contam com a mesma proteção por criptografia ponta a ponta.

 

“Este recurso compartilha sua localização durante o tempo que você escolher, mesmo se você não estiver utilizando o aplicativo. Você pode encerrar o compartilhamento a qualquer momento.”

 

Como em qualquer atualização, a funcionalidade pode levar algum tempo para aparecer em todos os telefones. O escritório do app confirmou que a ferramenta deve chegar a todos os brasileiros nas próximas horas. No país, aproximadamente 120 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp com frequência. No mundo a adesão é de mais de um bilhão de terráqueos.

 

Ao contrário de outras ferramentas que surgem primeiro na versão experimental do software, desta vez não é preciso instalar o WhatsApp Beta (disponível para Android) para utilizar o recurso.