WhatsApp Beta, versão do mensageiro para fins de teste, ganhou uma atualização que estreia o novo recurso de busca de emojis. Celulares Android com a variante experimental instalada já exibem um campo de pesquisa para inserir palavras em português e encontrar figuras para adicionar à conversa.

A função já existia para o teclado Gboard, o teclado virtual do Google, mas só agora chega ao mensageiro. Antes, o app exibia botão de lupa somente para GIFs.


Aplicativo facilita o acesso aos emojis (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Passo 1. Certifique-se de você faz parte do Programa Beta do WhatsAppa atualize o aplicativo para a versão 2.17.243 no Android.

Passo 2. Com o aplicativo atualizado, abra uma conversa e toque no botão de emoji. Você verá um novo ícone de lupa no painel de emojis.

 

Acesse a nova busca de emojis no WhatsApp (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Digite palavras-chave para encontrar emojis, como “riso”, “abraço”, “surpresa” e “beijo”.

 
 

Busque emojis usando palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao encontrar o emoji desejado, toque sobre o símbolo para inserir na sua mensagem e envie normalmente no chat.

 

Escolha o emoji e envie (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O recurso é uma alternativa para quem deseja encontrar um emoji específico, mas não o encontra em meio a tantas opções. A função ainda não está liberada para todos, mas, como praticamente todas as novidades do Beta, deve ser disponibilizada em breve na versão tradicional do WhatsApp, tanto para Android quanto para iPhone (iOS).